Orientações sobre pré-projetos e escolas verdes

img

Prezados educadores e educadoras.

O ano letivo começou e é tempo também de iniciar os preparativos do pré-projeto 2026, que todas as escolas associadas devem obrigatoriamente apresentar até o dia 31 de março, em português e em mais uma língua internacional! Pelos pré-projetos, conseguimos conhecer o que planejam as escolas da Rede PEA-UNESCO e assim contribuir com formações e orientações.

Temos uma vasta diversidade temática – e todas podem ser escolhidas livremente pelas escolas, com a autonomia que possuem em seus projetos pedagógicos. Os temas prioritários de 2026 foram informados em dezembro, mas podem ser consultados também no link abaixo:

https://docs.google.com/document/d/1-NYzuJSaKkLXSmbhR7hgXlR1s2T7AnUgpBtGrGM6JqM/edit?usp=sharing

Para facilitar o acesso das escolas sobre os principais documentos orientadores, a Coordenação Internacional criou o documento Caixa de Ferramentas para membros da Rede PEA-UNESCO, que está em espanhol e pode ser acessado aqui. https://drive.google.com/drive/folders/1we3KZRpGGCRdmzZc09aRoofIP779hQFW?usp=drive_link

Escolas verdes: seja uma Green School!

No final de 2024, escolas da Rede PEA-UNESCO do mundo todo foram convidadas a participar do processo de adesão ao padrão de qualidade das Escolas Verdes, uma iniciativa da UNESCO desenvolvida pela GEP – Greening Education Partnership (Parceria para a Educação Sustentável).

Cerca de 40 escolas da Rede PEA-UNESCO do Brasil foram reconhecidas (veja a relação em nosso site www.peaunesco.org.br).

Por enquanto, a Greening Education Partnership não emitirá uma certificação formal para instituições que cumprem os padrões, nem um selo ou logomarca, mas, caso haja uma decisão nesse sentido no futuro, as escolas serão informadas.

O reconhecimento baseia-se nas informações fornecidas à UNESCO no momento do preenchimento do questionário. As escolas podem ser reconhecidas como Green Schools se atenderem ao menos a ⅓ desses requisitos. Checagens e auditorias futuras, ou mesmo mudanças nas políticas ou práticas, poderão afetar o status da escola. Da mesma forma, as instituições já reconhecidas devem continuar a buscar a adoção máxima dos padrões de qualidade definidos.

Algumas escolas preencheram o formulário, mas não atingiram os requisitos necessários. Isso não significa, de forma nenhuma, que não estejam fazendo um bom trabalho. Da mesma forma, muitas já podem estar implementando projetos ou atividades de EDS e de enfrentamento das mudanças climáticas que se alinham a vários Padrões de Qualidade das Escolas Verdes, mesmo que ainda não tenham reconhecido essas conexões.

Até breve!

Atenciosamente,

Paulo de Camargo
Coordenador Nacional da Rede PEA-UNESCO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *