
Prezados educadores da Rede PEA-UNESCO
O ano de 2025 está terminando e é hora de planejar 2026! A Rede PEA-UNESCO avançou muito neste ano, concluindo sua transição institucional e reorganizando suas formas de atuação. Agora é tempo de ir além – consolidando o trabalho de nossas escolas e os valores da UNESCO como eixos centrais dos projetos pedagógicos.
Muitas informações sobre o próximo ano já foram apresentadas no Encontro Nacional de Pirenópolis, e se encontram em nosso site. Lá estão disponíveis os links dos vídeos e as apresentações utilizadas. Vale a pena acessar e compartilhar com as equipes.
https://sites.google.com/redepea.com.br/redepea-unesco/apresentações
São orientações sobre temas como as prioridades da UNESCO e da Rede PEA-UNESCO no Brasil, o tema da educação de gênero, da educação antirracista, da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, entre outras, fundamentadas com documentos e também detalhadas pelos nossos especialistas convidados. Seguem aqui as principais referências.
Orientações gerais para a Rede PEA-UNESCO
É muito importante que as escolas assistam ao vídeo em que falamos das nossas prioridades para os próximos dois anos. Nesta oportunidade, apresentamos também às escolas associadas o novo vice-coordenador nacional da Rede PEA-UNESCO, o educador Djalma Claudino.
https://www.youtube.com/live/nXHVrOdvi_o, a partir do tempo 12’25’’.
Calendário da UNESCO
Como sabem, as Nações Unidas oferecem um calendário de dias, semanas, anos e décadas internacionais – muitos propostos pela UNESCO, outros capitaneados por outras agências, como a FAO. Para 2026, a orientação da Coordenação Nacional é que as escolas associadas e candidatas priorizem as seguintes datas.
Dias e semanas internacionais
Montamos um calendário que pode ser seguido pelas escolas com liberdade de escolha. O importante é que cada instituição celebre ao menos 2 desses dias ao longo deste ano, envolvendo alunos, professores e a comunidade. Ao longo de 2026, vamos enviar informações sobre essas datas.
Acesse o calendário em:
https://drive.google.com/drive/folders/1we3KZRpGGCRdmzZc09aRoofIP779hQFW?usp=sharing
Anos Internacionais:
2026 será o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável. Há um site específico para orientar sobre este tema, em:
https://knowledge.unv.org/international-volunteer-year
Décadas Internacionais
A Rede PEA-UNESCO priorizará a Segunda Década Internacional dos Afrodescendentes, que se inicia em 2026. Veja, a esse respeito, as apresentações de Fábio Eon (UNESCO) e Jussara Santos, ambos na página do Encontro Nacional. A educação antirracista deve passar a fazer parte imediatamente de nosso cotidiano pedagógico. Acesse o vídeo das palestras em:
https://www.youtube.com/live/nXHVrOdvi_o, nos tempos 3h12’ (Fábio Eon) e 8h (Jussara Santos).
Veja também a página da UNESCO:
https://www.un.org/en/observances/international-decades
https://docs.un.org/en/A/RES/79/193
Escolas Verdes
A Rede PEA-UNESCO vai avançar para inserir cada vez mais escolas neste programa. Veja mais detalhes na palestra de Rebeca Otero Gomes. Enviaremos também uma correspondência específica sobre o tema, ainda neste ano. Assista à gravação e veja os documentos de referência em:
https://www.youtube.com/live/nXHVrOdvi_o, a partir do tempo 2h15’.
https://drive.google.com/drive/folders/1tGvqUjPoFyXDAXHvsem06-Mjnaxy0lZP?usp=drive_link
Gênero, Educação e Diversidade
Esta é uma das questões mais polêmicas e atuais para todas as escolas, que precisa ser entendida e enfrentada a partir dos princípios da UNESCO. Assista à importantíssima e esclarecedora fala da especialista Mariana Braga Souza.
https://www.youtube.com/live/nXHVrOdvi_o, a partir do tempo 3h35′.
Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável
Vale sempre lembrar que a Rede PEA-UNESCO atua em duas dimensões fundamentais, que também devem orientar os projetos: Educação para a Cidadania Global, que inclui os temas da aprendizagem intercultural, do patrimônio cultural material e imaterial, dos direitos humanos e da cultura da paz. Além disso, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, dentro dos ODS, é nossa principal referência. Veja, por exemplo, em: https://drive.google.com/drive/folders/1SPmGi0OoB-86RPRfaUaFaFOu7iCJ2KWH?usp=sharing
Para orientar as escolas sobre os principais documentos orientadores, a Coordenação Internacional criou o documento Caixa de Ferramentas para membros da Rede PEA-UNESCO, que está em espanhol e pode ser acessado aqui.
https://drive.google.com/drive/folders/1we3KZRpGGCRdmzZc09aRoofIP779hQFW?usp=drive_link
Inteligência Artificial
Com a crescente presença da IA nas nossas vidas, é fundamental que as escolas associadas desenvolvam uma visão crítica e ética sobre o tema. A UNESCO vem liderando globalmente as discussões. Vejam a palestra de Tel Amiel, na gravação do 1º dia.
https://www.youtube.com/live/9XRphhIbUO4, a partir do tempo 1h06’.
Assistam ao vídeo de Fengchun Miao, do Departamento de Tecnologia e IA na Educação – UNESCO Paris, que está junto aos demais materiais de apresentação em: https://sites.google.com/redepea.com.br/redepea-unesco/apresentações.
Entrega de relatórios
Por fim, recebemos um grande número de relatórios, após os apelos de conscientização para os compromissos obrigatórios das escolas associadas. Quem ainda não o fez deve fazê-lo com urgência e comunicar os motivos do atraso para a Coordenação Nacional.
Pronto! Há aqui um amplo repertório de recursos para que as escolas atuem com compromisso, consciência, intencionalidade pedagógica e profundidade.
Vamos fazer de 2026 um marco na história da Rede PEA-UNESCO no Brasil. Vamos trabalhar juntos para que no próximo ano consigamos aproximar sempre mais nossos ideais de nossas práticas, e assim contribuir com a necessária transformação do mundo, pela Educação. Feliz Natal e um excelente 2026!
Atenciosamente,
Paulo de Camargo
Coordenação Nacional da Rede PEA-UNESCO