Escolas Verdes Digitais

img

Prezados educadores e educadoras das escolas da Rede PEA-UNESCO!

A UNESCO Brasil convida a todas as nossas escolas a participar do Webinar “Educação Digital Verde: caminhos locais para transformações globais”, nesta quarta,  dia 19 de novembro, às 10h. A transmissão acontece pelo endereço:

https://www.youtube.com/UNESCOPortuguese

A UNESCO reconhece a educação como fundamental para conectar as transições digital e verde e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O evento vai discutir políticas públicas educacionais nacionais, estaduais e projetos pedagógicos de escolas brasileiras que buscam promover uma “educação digital verde”, com participações do MEC, Seduc-Pará, SEC-Bahia e Huawei Brasil, com destaque para as experiências pedagógicas da Escola Estadual Gerson Peres (Ilha do Marajó, Pará) e Colégio Estadual Paulo Freire (Jequié, Bahia).

Este é um tema que ganhará cada vez mais força na Rede PEA-UNESCO – em breve teremos novidades!

Atenciosamente,

Paulo de Camargo
Coordenador da Rede PEA-UNESCO Brasil

Relatórios 2025 e outros

Prezados educadores e educadoras das escolas da Rede PEA-UNESCO!

Tivemos inesquecíveis momentos juntos, em nosso Encontro Nacional realizado em Pirenópolis, no final do mês passado. Aprendemos, trocamos, convivemos, nos preparamos para agir mais e melhor dentro dos compromissos estabelecidos com a Rede de Escolas Associadas da UNESCO. A Rede PEA-UNESCO cresce, viva, forte, mobilizada, unida. Agora, ao trabalho! algumas informações práticas e importantes:

Entrega dos Relatórios 2025

Como dissemos no Encontro Nacional, precisamos cumprir os principais requisitos para que uma escola se mantenha associada ao programa: a entrega do Pré-Projeto (que acontece todos os anos até 31 de março) e do Relatório de Atividades (até 30 de novembro de cada ano).

O Pré-Projeto se refere ao que se pretende fazer ao longo do ano letivo; o Relatório, ao que foi efetivamente realizado. Assim, é hora de preencher o Relatório. Isso é feito exclusivamente de forma online, pelo link disponível sempre em nosso site www.peaunesco.org.br.

Quando entrar nesse endereço, role a página até o final e encontrará os links para o preenchimento do relatório em língua portuguesa e em uma das duas línguas internacionais (inglês ou espanhol), cujo preenchimento também é obrigatório.

Como sabem, a não entrega do pré-projeto e do relatório por dois anos consecutivos torna as escolas passíveis de descredenciamento, e esse critério será seguido obrigatoriamente em 2025.


Encontro Nacional – apresentações e gravação

Acesse em nosso site a gravação do Encontro Nacional, bem como as apresentações disponibilizadas pelos nossos conferencistas.

https://sites.google.com/redepea.com.br/redepea-unesco/p%C3%A1gina-inicial

É um material de grande relevância para as escolas associadas e candidatas, pois contempla e subsidia as orientações de trabalho da UNESCO para os próximos dois anos. Compartilhe com suas equipes, utilizem-nos nas formações para o ano de 2026! Na sua Semana Pedagógica, a Rede PEA-UNESCO precisa ocupar um lugar central.


Convite às escolas associadas: escolas verdes digitais

A UNESCO Brasil convida a todas as nossas escolas a participar do Webinar “Educação Digital Verde: caminhos locais para transformações globais”, no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 10h. A transmissão acontece pelo endereço:

https://www.youtube.com/UNESCOPortuguese

A UNESCO reconhece a educação como fundamental para conectar as transições digital e verde e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O evento vai discutir políticas públicas educacionais nacionais, estaduais e projetos pedagógicos de escolas brasileiras que buscam promover uma “educação digital verde”, com participações do MEC, Seduc-Pará, SEC-Bahia e Huawei Brasil, com destaque para as experiências pedagógicas da Escola Estadual Gerson Peres (Ilha do Marajó, Pará) e Colégio Estadual Paulo Freire (Jequié, Bahia).


Dia Internacional da Criança – 20 de novembro

No calendário internacional das Nações Unidas, o dia 20 de novembro marca o Dia Internacional da Criança, celebrado para promover  a união internacional em torno do tema, a conscientização entre adultos e crianças em todo o mundo e a melhoria do seu bem-estar. Nesse dia, em 1959, a Assembleia Geral da ONU adotou a  Declaração dos Direitos da Criança, e, em 1989, a  Convenção sobre os Direitos da Criança.

Para as Nações Unidas, o Dia Mundial da Criança oferece a cada um de nós um ponto de partida inspirador para defender, promover e celebrar os direitos das crianças, traduzindo-se em ações que construirão um mundo melhor para a infância.

Sugerimos que as escolas associadas planejem formas de marcar esse dia. Uma das possibilidades é o convite feito por uma instituição parceira da UNESCO, a Rede Peace Circle, que propõe o projeto Círculo da Paz na Sala de Aula.

Desenvolvida na Finlândia, esta atividade convida os alunos a tornarem a paz visível, conectando cuidado, aprendizado e ação no cotidiano escolar.

Para saber mais, acesse: www.peacecircle.world/heroes

Para participar da atividade no dia 20 de novembro, inscreva-se em:

 https://forms.gle/U16QdUkqxmPffLCQA


Webinar Felicidade na e para a Aprendizagem

Por fim, a Coordenação Internacional da Rede PEA-UNESCO convida as escolas associadas para o webinar Felicidade na e para a aprendizagem, que trata da urgência de uma educação com novos paradigmas e se baseia no recente Informe da UNESCO, que as escolas podem acessar por este link (por enquanto, em inglês): https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389119

Como temos lembrado, a Rede PEA-UNESCO internacional vem buscando ampliar as possibilidades de formação, com a publicação de guias, estudos e também a realização de eventos virtuais. O seminário acontecerá em espanhol, na próxima terça, 18 de novembro, às 17h (horário de Paris). Para participar, basta se inscrever pelo link:

https://unesco-org.zoom.us/meeting/register/w7i-a6_GQ_Gbsdbz37R12A)


Campanha Você está Preparado?

A UNESCO e o UNDRR (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres) convidam as escolas da Rede PEA-UNESCO a participar da campanha Are You Ready? (“Você está Preparado?”).

A campanha propõe a reflexão sobre como a educação pode proteger e preparar as crianças para um futuro mais seguro. Ao longo dos próximos meses, serão organizadas ações em todo o mundo para promover a proteção das crianças através da hashtag #Safeschools (Escolas Seguras).

Acesse: https://www.undrr.org/are-you-ready

Neste site, as escolas podem encontrar ferramentas,  sugestões de atividades (como games) e outras propostas ligadas ao tema – é um ambiente em inglês, o que pode também abrir oportunidade para projetos nesta disciplina. O jogo para alunos a partir de 9 anos possui versão em língua portuguesa.

São muitos convites e propostas! Estamos caminhando para o final do ano, mas ainda há muito para acontecer! Fiquem atentos aos comunicados e ao site.

Um abraço,

 Paulo de Camargo
Coordenador da Rede PEA-UNESCO Brasil

Relatórios – 2025

Prezados Responsáveis Escolas Associadas PEA/Unesco

ATENÇÃO

Um dos nossos compromissos é o preenchimento do formulário e envio do relatório através de:

https://peaunesco.wixsite.com/website/relatorios-online

Ir em Relatório e preencher o que é solicitado.

Todas as escolas do Brasil devem fazê-lo até 30 de novembro.

Um outro compromisso é o envio do pré-projeto até 31 de março de cada ano. Quem esqueceu de fazê-lo deve ir no site acima, buscar Pré-projeto e fazer o mesmo.

RESUMINDO:

Pré-projeto: a ser enviado até 31 de março

Relatório: a ser enviado até 30 de novembro

Unesco marca Semana Internacional da Ciência e da Paz com foco em soluções

Evento vai até esta sexta-feira e coincide com Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento celebrado neste 10 de novembro; Unesco lidera ações para promover cooperação, inclusão, inovação e propostas para enfrentar desafios atuais e futuros.

Termina nesta sexta-feira, a Semana Internacional da Ciência e da Paz celebrada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
A primeira, em 1986, integrou o Ano Internacional da Paz. Desta vez, o evento ocorre como parte da Década Internacional da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pela Assembleia Geral da ONU, e que será encerrada em 2033.

Desafios e construção

O foco deste ano é a ciência na resolução de desafios usando a disciplina para proporcionar uma plataforma que reflita sobre que tipo de ciência — e que tipo de relação entre ciência e sociedade — será essencial para enfrentar os desafios futuros.

A Semana Internacional para Ciência para a Paz foi adotada em 1988 conclamando países, sociedade civil e indivíduos para promover atividades científicas e eventos que disseminem os avanços da ciência e da tecnologia para paz e segurança.

Nesta época, a Unesco incentiva maiores intercâmbios acadêmicos sobre um tema de importância universal, ao mesmo tempo que gera maior conscientização sobre a relação entre ciência e paz no público em geral.

Somaya Faruqi (centro) trabalha ao lado de estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri para construir um robô
© Missouri S&T/Michael Pierce
Somaya Faruqi (centro) trabalha ao lado de estudantes da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri para construir um robô

Planeta extraordinário

Já o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, marcado todo 10 de novembro, destaca o papel significativo da ciência na sociedade e a necessidade de envolver o público em geral em debates sobre questões científicas emergentes.

A proposta é manter as pessoas informadas e também destacar o papel que os cientistas desempenham na ampliação de nossa compreensão do planeta extraordinário e frágil e na construção de sociedades mais sustentáveis.

O primeiro Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento foi celebrado mundialmente em 10 de novembro de 2002 com os objetivos:

• Aumentar a conscientização pública sobre o papel da ciência para sociedades pacíficas e sustentáveis;

• Promover a solidariedade nacional e internacional em prol da ciência compartilhada entre os países;

• Renovar o compromisso nacional e internacional com o uso da ciência em benefício da sociedade;

• Chamar a atenção para os desafios enfrentados pela ciência na busca de apoio para a atividade científica.

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2025/11/1851485