Rede PEA-UNESCO – Guia para Membros

Prezados diretores das escolas associadas e candidatas da Rede PEA-UNESCO

A Coordenação Internacional da Rede PEA-UNESCO divulgou, no ano passado, um importante documento que define a atuação de uma escola associada ou candidata a participar dessa grande rede internacional. Trata-se do Guia para Membros, que recentemente ganhou sua tradução para o português e, agora, temos a alegria de enviar para todos. AQUI!

O Guia para Membros é, por assim dizer, o regulamento básico da existência da Rede PEA-UNESCO. Por isso, pedimos a todos que leiam esse documento fundamental e o apresentem para as suas equipes.

Como o Guia estabelece, pertencer à Rede PEA-UNESCO significa que:

Estamos comprometidos em contribuir com a missão da UNESCO de construir a paz;

Colocamos os valores da UNESCO em destaque na organização, nas políticas, nos programas, nas estruturas, nas lições e nos projetos de nossa instituição;

Ensinamos e praticamos os direitos humanos, a igualdade de gêneros, a cultura de paz e não-violência, a justiça e a democracia, o respeito pela diversidade e a solidariedade internacional;

Pertencemos a uma comunidade global que compartilha os mesmos valores.

Da mesma forma, o Guia para Membros desfaz enganos comuns e esclarece também o que a Rede PEA-UNESCO não é.

Assim, diz o documento, a Rede não é uma rede de “escolas de elite”, focada em excelência acadêmica ou hierarquia institucional, um prêmio ou um “rótulo de qualidade” para resultados. O uso da logomarca está terminantemente proibido em itens e produtos para venda, e é restrito às escolas associadas, em suas próprias atividades.

Por fim, o Guia trata das obrigações das escolas associadas e candidatas, como a apresentação dos relatórios, a celebração de datas internacionais e outras.

No último Encontro Nacional, tivemos uma atividade específica de apresentação desse material, que pode ser encontrada no site www.peaunesco.org.br, a qual também recomendamos a todos. Boa leitura e ótimo trabalho!

Atenciosamente,

Coordenação Nacional