notícias-png-2

Veja os temas da UNESCO para 2020 e prepare a sua Escola!

Com a aproximação do final do ano, as escolas sempre nos perguntam sobre os temas da UNESCO para o próximo ano letivo. Assim, esta carta tem o objetivo de orientá-los sobre os focos principais de trabalho. Há três âmbitos de escolhas que as escolas podem seguir, como está abaixo:

·         Temas estratégicos da Rede PEA-UNESCO: a Rede PEA-UNESCO define em seu planejamento estratégico como temas permanentes a cultura da paz, a aprendizagem intercultural e a educação para o desenvolvimento sustentável. As escolas sempre devem ter isso em mente, pois são questões que estão no coração do programa.
Esses temas incluem a valorização da herança cultural da humanidade, que são os patrimônios mundiais materiais e imateriais, bem como os projetos prioritários internacionais, como o tema das mudanças climáticas.
·         Prioridades da ONU/UNESCO: além dos temas próprios da Rede PEA-UNESCO, as escolas também devem desenvolver projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre a ODS 4, que trata da Educação para todos.
·         Calendário: por fim, temos o calendário de décadas, anos, semanas e dias internacionais da UNESCO. Nesse contexto, tem especial importância o Ano Internacional da Fitossanidade, em 2020. Com a escolha deste tema, a UNESCO chama a atenção para a saúde vegetal, incluindo temas cruciais, como controle de pragas, proteção da biodiversidade, redução de perdas, entre outros.
É importante olhar também para as Décadas Internacionais, em especial:
·         Década Internacional dos Afrodescendentes (2015/2024)
·      Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação (2010/2020)
·         Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011/2020)
·         Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (2011/2020)
·         Década da Energia Sustentável para Todos (2014/2024).
·        Década Internacional para Ação: Água para o Desenvolvimento Sustentável (2018-2028).

Evidentemente, a atuação no âmbito da Rede PEA comporta as mais diferentes abordagens, mas as escolas associadas e candidatas avançam quando definem com clareza um escopo de trabalho. Isso permite o aprofundamento do trabalho pedagógico, o intercâmbio de experiências e o aumento do impacto na escola e na comunidade. Por fim, contem com o nosso apoio e com o dos coordenadores regionais de seu estado.

Vamos lá! Faremos mais uma vez um belo trabalho, como exemplo para toda a Rede PEA brasileira. Esse é o nosso compromisso. E não deixem de consultar o nosso site <www.peaunesco.com.br>.